Requisitos para viajar ao Uruguai

Se você deseja além de fazer suas compras, ultrapassar as cidades de fronteira onde estão os Free Shops e fazer uma viagem pelo Uruguai, existem algumas regras que deverão ser seguidas.

Não estamos colocando aqui que não seja necessário e exigido nas próprias cidades, que de fato estão em território uruguaio, mas normalmente elas são exigidas pela Polícia Rodoviária e são bem fiscalizadas.

Não esqueça de solicitar sua Carta Verde e boa viagem pelas ótimas estradas que o Uruguai possui!

Documentação

Tenha presente que a cédula de identidade ou RG, expedida pela Secretaria de Segurança Pública, é imprescindível como documento de identificação pessoal caso contrario poderá viajar com o passaporte. Além disso, é necessário obter nos postos da polícia de fronteira o registro de entrada e saída do Uruguai, podendo com isso evitar contratempos futuros.

A Direção Nacional de Migração do Uruguai não impede o ingresso de turistas brasileiros que viagem com documentos emitidos a mais de dez anos, sempre que válidos, em bom estado de conservação e legíveis.

Divisa entre Jaguarão/RS e Río Branco/Uruguay - Foto: Compras na Fronteira

Divisa entre Jaguarão/RS e Río Branco/Uruguay – Foto: Compras na Fronteira

Viagens de Carro

Para viagens de carro serão necessários: o documento do veículo, o RG do proprietário e a carteira de motorista. Se o documento do veículo não estiver no nome do motorista ou se encontre em nome de pessoa jurídica, será obrigatório obter autorização do proprietário para realizar a viagem, o documento deverá ter a firma reconhecida em cartório. Esta autorização deverá ser legalizada no Consulado mais próximo da sua residência, os endereços constam na página www.emburuguai.org.br.

Tenha em conta que é necessário providenciar um Seguro de veiculo que tenha validade no Uruguai, algumas seguradores emitem a chamada “Carta Verde”, solicitamos consultar a sua seguradora sobre a emissão do referido documento.

O prazo de permanência para turistas é de 90 dias renovável por mais 90 e os equipamentos do veículo são os mesmos solicitados pela Polícia de trânsito no Brasil.

Novas Regras de Trânsito

É obrigatorio, para todo veículo automotor, que transite em áreas urbanas, interurbanas e rurais o uso de farol de luz baixa ligado permanentemente.

É obrigatorio o uso de cinto de segurança para veículos que transitem em vias urbanas e interurbanas:

1. Pelo motorista e pelos passageiros sentados nas poltronas dianteira e traseira dos automoveis e camionetas.

2. Pelo motorista e pelos passageiros sentados nas poltronas dianteiras dos veiculos destinados ao transporte de carga.

3. Pelo motorista e eventual acompanhante que viaje na cabine do veículo de transporte de passageiros.

4. Por todos os passageiros em casos de veículos de transporte escolar.

O motorista poderá ser proibido de conduzir veículo de qualquer tipo que trafegue pela via pública, nos casos em que a concentração de alcool no sangue, no momento de conduzir o veículo, for maior à permitida por lei (0,3 gramas de alcool por litro de sangue )

O Poder Executivo reduzira gradualmente e num periodo de três anos a concentração de alcool no sangue permitida atualmente, para 0,3 gramas ou seu equivalente em termos de espirometria.

Viagens de Moto

Para viagens de moto ao Uruguai é necessário o documento do veículo, o RG do proprietário e a carteira de motorista. Se o documento do veículo não estiver no nome do motorista ou se encontre em nome de pessoa jurídica, será obrigatório obter autorização do proprietário para realizar a viagem, o documento deverá ter a firma reconhecida em cartório. Esta autorização deverá ser legalizada no Consulado mais próximo da sua residência, os endereços constam na página www.emburuguai.org.br.

No caso de viagem de moto É NECESSÁRIO O SEGURO CARTA VERDE.

O prazo de permanência para turistas é de 90 dias renovável por mais 90 e os equipamentos do veículo são os mesmos solicitados pela Polícia de trânsito no Brasil.

Ao ingressar em território uruguaio é obrigatório transitar por todas as rodovias, com os faróis ligados para indicar a presença do veículo, durante o dia e a noite.

Vacinas

O Uruguai possui um alto nível de qualidade sanitária, não sendo necessárias vacinas especiais para ingressar ao país, como a vacina de febre amarela.

Fonte e Informações mais Detalhadas

Visite o site Oficial da Embaixada do Uruguai no Brasil: www.emburuguai.org.br

Mais Informações sobre o Seguro Carta Verde